terça-feira, agosto 30, 2011

Quebrando o Silêncio na ARJ



[Da Redação – ASN Rio de Janeiro, RJ]

O distrito de Parque Paulista organizou neste sábado, 27 de agosto, uma passeata por um percurso de 3km saindo da igreja Adventista de Nova Campina (Duque de Caxias, RJ) e chegando à praça de Parque Paulista (mesmo município) para promover a campanha “Quebrando o Silêncio”, que teve o tema do ano voltado para o bullying. Cerca de 500 pessoas entre membros e amigos participaram do evento.

A campanha teve como objetivo conscientizar sobre a necessidade de se terminar com a violência doméstica, chamando a atenção para o problema da intimidação física ou moral que alguns jovens têm sofrido, principalmente em escolas, e que já ocorre há algum tempo, mas que atualmente tem ganhado as páginas de notícias.


 O programa foi coordenado pelo Pr. Manoel e esposa, contando com a presença do Pr. Maurício Lima (UEB), Srª. Sara Lima (UEB) e Sr. Lourival Preuss (ARJ); e do apoio do distrito vizinho de Jardim Primavera na pessoa do Pr. Nelson Filho e esposa.


Na parte da manhã, a Profª. Carmen Preuss (ARJ) apresentou um tema relevante sobre a família e a tarde todos se uniram na passeata.


Imprensa carioca divulga campanha Quebrando o Silêncio

[Ruth Albuquerque - ARS]
A campanha Quebrando o Silêncio desse ano levou milhares de adventistas do território da Associação Rio Sul as ruas no sábado, 27 de agosto. Em Barra Mansa, região sul do Estado do Rio de Janeiro, a ação atraiu a atenção da imprensa local.

O evento foi liderado pelo Pastor Márcio Cruz, que montou uma tenda na principal praça da cidade, oferecendo atendimento psicológico profissionalizado para as vítimas do bullying, além de contar com a ajuda de dezenas de irmãos para distribuir revistas e folhetos à população. Essa iniciativa foi veiculada regionalmente no jornal Band Cidade da Tv Bandeirantes.

Os adventistas, jovens e adultos unidos com os aventureiros e desbravadores, prestaram um serviço de esclarecimento à população carioca, a respeito dos abusos do bullying. Foi por meio de palestras, passeatas, panfletagem e atendimento psicológico que a movimentação se destacou e chamou a atenção da cidade de Barra Mansa.

Para alcançar um maior número de pessoas, Jeanete Sousa, líder do Ministério da Mulher na região da Associação Rio Sul, montou mais de vinte pontos de atendimento na região sul do Estado. Durante toda esta mobilização foram distribuídos mais de cem mil impressos. Ela enfatizou que o envolvimento, organização e criatividade das líderes do ministério da mulher, facilitaram o acesso às pessoas.

No município de Austim, mais de duzentos adventistas realizaram uma passeata, tendo como escolta os batedores da Polícia Militar. Uma escola secular mobilizou todos os pais e alunos para participarem do projeto e se tornaram parceiros voluntários durante a divulgação da campanha Quebrando o Silêncio.

Já em Resende, na região Serrana do Rio, foram realizadas palestras com a psicóloga Rute Maciel, que ao final de sua apresentação frizou que após esta campanha, passará a frequentar regularmente a igreja adventista.

O bullying é um problema sério que pode acarretar graves consequências como evasão escolar e até suicídios. São brincadeiras maliciosas, apelidos, constrangimentos, há uma séria de fatores que ferem e que são tidos como bullying. O ciberbullying também exerce o mesmo papel, afinal, muitos grupos fazem uso das redes sociais para realizar suas agressões.

Algumas pessoas que foram vítimas do bullying e não quiseram se identificar, elogiaram a iniciativa da igreja em alertar a população, quantos aos problemas que são acarretados por aqueles que sofrem bullying.


segunda-feira, agosto 29, 2011

Quebrando o Silêncio - Bullying

Sábado, 27 de Agosto, foi o Dia Mundial do Projeto 'Quebrando o Silêncio'. Este ano o foco do projeto é a violência velada - O Bullying

Ao nosso redor existem crianças sendo vítimas de Bullying, sofrendo caladas, e com medo. Crianças que sentem pânico ao se aproximar dos colégios onde estudam, que precisam mudar de escolas várias vezes ao ano, que mesmo depois de se tornarem adultas, tentam superar os traumas vividos por terem sido rotuladas como "diferentes", tímidas, certinha da turma, gordinha como mamute, magras como Olivia palito, etc.

Em função da gravidade do assunto todas as igrejas adventistas no mundo, ressaltam a importância desse projeto!


A Líder para os Ministérios da Mulher da IASD de Jardim Paulista, Luciana Nicolau, organizou um Culto de Adoração focado na mensagem mundial! A Psicanalista Jurema da IASD Campo Grande, falou sobre as consequencias de crianças que sofrem Bullying, como acontece esse tipo de violência velada... ressaltou a importancia dos pais ficarem atentos, já que esse tipo de violência pode acontecer em casa sem os pais se darem conta, e falou da importância desse movimento para a Sociedade! O Ancião Wellingthon convidou as mulheres a participarem da Oração Intercessória, renovando a fé no Salvador!



BULLYING

O QUE É?

a. Quem nunca foi zoado ou zoou alguém? Todo mundo já participou, testemunhou ou foi vítima de zombaria. Não se trata de brincadeiras ou desentendimentos eventuais. São atitudes repetitivas executadas dentro de uma relação desigual de poder, contendo discriminação e difamação, provocando isolamento, causando intimidação, medo e danos morais.

b. São “brincadeirinhas” como empurrões, fofocas, risadinhas, apelidos cruéis e constrangedores como “bola”, “rolha de poço”, “quatro-olhos”, acusações injustas, etc.

c. Ofender, zoar, gozar, encarnar, sacanear, humilhar, fazer sofrer, discriminar, excluir, isolar, ignorar, intimidar, perseguir, assediar, aterrorizar, amedrontar, tiranizar, dominar, agredir, bater, chutar, empurrar, ferir, roubar, quebrar pertences considerados normais, fazer comentários maldosos, etc.

d. Esses atos comprometem o pleno desenvolvimento do indivíduo, por suas consequências psicológicas, emocionais, sociais e cognitivas, que se estendem para além da faixa etária e período em que acontecem.
Wiliane Marroni, coordenadora da campanha.

COMO ACONTECE?

a. São todas as formas de atitudes intencionais e repetitivas que expõem, agridem ou ridicularizam o outro, que o caracterizam ou outras formas que causam dor e angústia.

b. Nos ambientes mais sofisticados valorizam-se muito os bens materiais,

como carro, tênis importado, etc. Não possuir algum desses bens pode ser motivo para perseguições. Já nos ambientes de baixa renda, a principal razão é a própria violência vivenciada cotidianamente pela comunidade.

c. É alvo de bullying aquele que é diferente, indefeso e eventualmente mais frágil e tímido.

d. Pode acontecer com o indivíduo que se destaca por extrema dedicação no que faz, por estudar bastante, tirar boas notas, ter amizade ou receber favores de algum adulto.

e. Também são alvo aqueles que apresentam características físicas ou emocionais que chamam a atenção, tais como: ser muito gordo ou muito magro, muito alto ou muito baixo, ter queixo ou nariz mais alongado, cor e tipo dos cabelos, ser sensível ou emotivo, ter voz fanha, aguda ou estridente, etc.

f. Muito comum nos ambientes físicos onde as pessoas se encontram regularmente, estendendo-se para o ambiente virtual, utilizando-se de celulares e internet, por meio de fofocas, difamações, fotografias montadas e nas redes sociais (Orkut e outras).

ONDE ACONTECE?

a. O maior índice de vítimas desse tipo de violência acontece no ambiente escolar, chegando a 70% dos registros.

i. Em pesquisas realizadas em escolas públicas e particulares no Brasil, em média, 45 % dos alunos estão diretamente envolvi14 dos nesse tipo de violência, como autores ou vítimas do bullying.

ii. A preocupação cresce à medida que se percebe que envolve crianças com faixas etárias cada vez mais baixas, nos primeiros anos de escolarização, podendo ocorrer a partir dos 3 anos de idade.

iii. A maior incidência está nas seguintes faixas etárias: Agressores entre 13 e 14 anos e as vítimas em torno de 11 anos.

iv. Os agressores são crianças e adolescentes de pouco comprometimento com os estudos e de baixo rendimento escolar que tendem a se encaminhar para os vícios e a violência na vida jovem.

b. Na família, o índice chega próximo de 20%:

i. Quando apelidamos alguém pelas suas características ou dificuldades (gordo, gago, branquelo, magrelo), quando desprezamos alguém pela preferência que temos por outro,

c. Na vizinhança...

d. No ambiente de trabalho:

i. A violência entre colegas. A violência entre chefes e subordinados.

Embora a violência física também tenha sido observada, foi a violência moral, denominada assédio moral, a que mais chamou a atenção da equipe.

ii. Um comportamento ofensivo, humilhante, que desqualifica ou desmoraliza, repetido e em excesso, através de ataques vingativos, cruéis e maliciosos que objetivam rebaixar um indivíduo ou grupo de trabalho.

iii. O assédio moral não tem nada a ver com uma administração rigorosa ou exigente, mas tem a ver, cada vez mais, com uma forma perversa de administrar.


“Os jovens de hoje são mais agressivos do que os das gerações anteriores”,
afirma o psicólogo e pedagogo italiano, Alessandro Costantini.

Confira as fotos desse dia maravilhoso para honra e glória do Senhor Jesus!



Um Sábado de Louvor e Adoração!


No último sábado, 27, a Igreja se encantou com os Louvores da Jovem Iveline!

Muitos amigos e irmãos de IASD Santa Cruz, IASD Pavuna, IASD Santa Margarida, IASD Cosmos, IASD Campo Grande, IASD São Vitor, IASD Bangu, IASD Santissimo, IASD Itaguai, IASD Padre Miguel,  IASD Páciência, entre outras... estiveram pela manhã em Jardim Paulista para juntos adorarem ao Criador ao som de Iveline e dos anjos!

Confira as fotos e os vídeos!




domingo, agosto 28, 2011

Jovens de Valor!



Na Celebração da Esperança alguns jovens representaram todos os Calebes da ARS!

O Líder para o Ministério Jovem, Pastor Deusdhet Soares, ressaltou o compromisso, dedicação e disposição desse jovens no serviço voluntário missionário!


Alguns deles estavam vivendo uma situação pessoal dificil, mas colocaram Deus em primeiro lugar e seguiram em frente! Os Jovens Calebes foram investido, confirmando assim seu compromisso com Deus  e com a sociedade! 


A Deus seja dada toda honra e louvor!

sexta-feira, agosto 26, 2011

Teólogo protestante quer papa como líder dos cristãos

O teólogo protestante Reinhard Frieling defende que o papa Bento XVI seja nomeado líder honorário de todos os cristãos. A proposta surge poucas semanas antes da visita do líder católico à Alemanha. “O sonho da comunhão de todos os cristãos pode se tornar realidade se os protestantes oferecerem ao papa o papel de chefe honorário da cristandade”, disse o ex-líder do Institute Kundlichen, de Bensheim. Para o professor emérito da Universidade de Marburg, o papa poderia “falar em nome da cristandade em situações extraordinárias”. Ele argumentou que uma liderança comum daria crédito ao cristianismo como mensagem. Se a proposta se viabilizar, o aniversário da Reforma em 2017, com seus 500 anos, poderá ser a ocasião certa para concretizar a visão, baseada em sua opinião do papa já ser “porta-voz para todos os cristãos”.

O teólogo protestante sugere que as igrejas da Reforma abandonem sua “autossuficiência” e assumam as “corajosas consequências ecumênicas”. Essa proposta lembra a que foi feita pelo bispo Johannes Friedrich, da Igreja Luterana da Baviera, há dez anos. Friedrich argumentava que o papa poderia ser aceito como porta-voz do cristianismo mundial como serviço ecumênico de unidade.

A visita do papa à Alemanha está prevista para os dias 22 a 25 de setembro, e inclui as cidades de Freiburg e Berlim, com um discurso diante do Bundestag (Parlamento) alemão, e uma reunião com representantes da Igreja Evangélica na Alemanha (EKD) no mosteiro agostiniano em Erfurt. [No ano que vem, o papa vem ao Brasil, onde a fé católica continua em declínio.]

(Gospel Mais)

Nota: Há mais de um século, quando uma proposta como essa jamais passaria pela cabeça de um líder protestante, Ellen White escreveu: “Quando o protestantismo estender os braços através do abismo [que havia então], a fim de dar uma das mãos ao poder romano e a outra ao espiritismo, quando por influência dessa tríplice aliança a América do Norte for induzida a repudiar todos os princípios de sua Constituição, que fizeram dela um governo protestante e republicano, e adotar medidas para a propagação dos erros e falsidades do papado [principalmente a ideia da imortalidade da alma tão difundida por Hollywood e a pretensa santidade do domingo], podemos saber que é chegado o tempo das operações maravilhosas de Satanás e que o fim está próximo” (Eventos Finais, p. 131). Amém![MB]

Site Criacionismo

quarta-feira, agosto 24, 2011

Medalha 'Mérito Defesa Civil'

Dia 28 de Agosto, é o Dia Nacional do Voluntário!

E o Pastor DEUSDETH SOARES FILHO, Departamental do Ministério Jovem da ARS, foi indicado pelo subsecretário para receber em nome de todos os desbravadores, a Medalha 'Mérito Defesa Civil', pela atuação da NUDEC/ADRA-CLUBE DE DESBRAVADORES.

A Medalha “MÉRITO DEFESA CIVIL” é destinada a agraciar autoridades, personalidades, voluntários e representantes de instituições governamentais ou não, que tenham prestado relevantes serviços à sociedade carioca e ao Sistema Municipal de Defesa Civil; bem também, a agraciar os Servidores da Defesa Civil Municipal que tenham obtido destaque de forma notória, honrosa e contínua no exercício de sua profissão para a defesa da vida e da redução dos riscos de desastres na Cidade do Rio de Janeiro.

Medalha “Mérito Defesa Civil”
(Decreto n° 26.249, de 09 de março de 2006)

São critérios excepcionais para ser agraciado:

I– Trabalhar em defesa da vida, da família e do bem-estar social.
II– Garantir o direito à vida e à incolumidade da população.
III– Respeitar o cidadão e às autoridades constituídas para a sua governança.
IV– Exercer a cidadania e servir, com honradez, a sociedade carioca.
V– Contribuir ou efetuar ações: de resiliência para a redução de desastres, de promoção da segurança global e de proteção comunitária na Cidade do Rio de Janeiro.

A Homenagem será dia 26/08/2011 (Sexta-feira), às 14:00h.
No CENTRO ADMINISTRATIVO SÃO SEBASTIÃO - CASS
Rua Afonso Cavalcanti, 455. Cidade Nova – Centro - Rio de Janeiro –RJ.
Informações pelo Tel.: (21) 2258-8868 Ramal: 216 (CETREM).
(Ref.: Auditório do CASS, localizado no subsolo da Sede da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro)

Programação:

*** Seminário Alusivo ao Dia Nacional do Voluntário ***

14:00h – Cerimônia de Abertura do Seminário
14:40h – Palestra Alusiva ao Dia Nacional do Voluntário
Tema: “A Importância do Serviço Voluntário para a Resiliência e a Redução dos Riscos de Desastre na Cidade do Rio de Janeiro.”
Palestrante: Dr. Carlos Roberto de Figueiredo Osório - Secretário Municipal de Conservação e Serviços Públicos / SECONSERVA.
15:50h – Entrega da Medalha “Mérito de Defesa Civil” aos Profissionais e Voluntários que se destacaram em apoio às emergências na Cidade.
16:30h – Considerações Finais e Agradecimentos.
17:00h – Encerramento da Cerimônia.

Amigo Animal

Estou vivendo uma fase conturbada... Minha avó após o derrame não é mais a mesma e tem nos preocupado com sua saúde frágil.. meu pai está quase cego do olho esquerdo. e precisa de cirurgia, sem previsão de cura ou melhora... meu cãozinho, Trovão, um York de 9 anos está internado... já passou por três cirurgias e agora apresenta um quadro de infecção causado por muito antibiótico... Fico pensando se seria justo me sentir triste também pelo meu cãozinho.... Temos cuidado da família... e isso inclui o Trovão....

Inúmeras pessoas enfrentam problemas gigantesco e mais graves dos que os meus... sem dúvida... mas isso não quer dizer que Deus não se preocupa com eles.... Quer dizer que eu e você devemos hierarquicamente priorizar a situação!

Deus quer que todos os seus filhos sejam felizes. Ele é misericordioso e cuida de cada detalhe de nossa vida, basta colocarmos em suas mãos. E ao fazermos isso Ele nos fortalece, Zela por nossos problemas e nos ajuda a enfrentar qualquer situação com fé!

E é exatamente isso que Ele tem feito por mim! Ele tem zelado pela minha familia e pelo Trovão!

Acredito que muitas pessoas que tem seus bichinhos de estimação se perguntam se é certo ou não dedicar tempo, dinheiro e amor a eles, li uma matéria do Jornalista Michelson Borges [site criacionismo]que compartilho com vocês... Tirem suas conclusões e creiam que Deus ama a você e aos seus... isso inclui os animais que também são criaturas d'Ele!

Leia o artigo e confira!!!


Katia Nunes

terça-feira, agosto 23, 2011

Duzentas Mulheres Investidas!

Duzentas mulheres se investiram na grande Celebração da Esperança!


A Líder para os Ministérios da Mulher da ARS, Jeanete Pinto, organizou a Recepção no Centro Esportivo Miécimo da Silva, posicionou as mulheres já investidas em setores estratégicos para que recepcionassem todos os que lá chegavam.

Diante de cinco mil pessoas Jeanete Pinto apresentou duas mulheres valorosas que deram seus testemunho de fé e missão! E apartir da motivação as Esposas dos Pastores Distritais e algumas líderes, se posicionaram em forma de uma cruz e  investiram duzentas mulheres com o firme propósito de compromisso e responsabilidade diante do Senhor na obra missionária da igreja! 


segunda-feira, agosto 22, 2011

O Coro dos Anjos!


Eram cinco mil pessoas aproximadamente no Centro Esportivo Miécimo da Silva. A Celebração já estava no seu final, o Líder da União Este Brasileira, Pastor Mauricio Lima, começava seu sermão sobre Clamor... quando a luz acabou... Todo o bairro em volta do Centro Esportivo estava sem  luz.. e sem previsão de restabelecimento... Então um coro de cinco mil pessoas começou a louvar os hinos 'O Senhor está aqui', 'Brilhar por Ti' e outros.. Que emoção!

O Pastor Mauricio encerrou o seu sermão com poucas palavras, e o Presidente da ARS, Luiz Mario finalizou a celebração com uma oração de Agradecimento e Reavivamento!

Amigos, quem esteve lá, certamente se emocionou ao participar desse coro e que nos faz pensar que brevemente estaremos adorando a Deus entoando louvores em coro junto ao Mestre Jesus! Eu quero fazer parte desse coro e você?

Celebração da Esperança reúne milhares de fiéis em programa evangelístico


Reunir cerca de cinco mil pessoas num culto de gratidão, louvor e testemunhos, foi o que a Associação Rio Sul fez nesse sábado (20), no Centro Esportivo Miécimo da Silva em Campo Grande, zona oeste do Rio.

Toda a programação estava focada no crescimento e reavivamento espiritual. Cada participante recebeu de presente o livro missionário “A Grande Esperança”. Foram mais de quatro mil livros doados. Luiz Mário Souza, presidente nessa região administrativa, convidou a todos os participantes a aderirem este grande projeto evangelístico para o ano de 2012. A meta é distribuir mais de um milhão de literaturas.

A Celebração da Esperança foi dinâmica e envolvente. O Ministério da Mulher investiu duzentas mulheres como Mensageiras de Esperança, o departamento Jovem, também investiu vários Jovens Calebes.

O público ficou impressionado com os testemunhos apresentados. A adolescente Vitória Martins, de Curitiba esteve presente e, em entrevista destacou estar feliz, por ver seu testemunho servindo de inspiração para milhares de pessoas. Falou também que almeja ver os irmãos pregando o evangelho, para que Cristo possa logo voltar.

O pastor geral da igreja adventista para os estados do Rio, Minas e Espírito Santo, pastor Maurício Lima, trouxe a mensagem de reflexão convocando a congregação para que clamem a Deus a plenos pulmões e anunciem ao seu semelhante às boas novas do evangelho.

Louvores e testemunhos foram marcantes nessa grande Celebração da Esperança. No final do programa ocorreu uma queda de energia que dificultou a continuação, porém nesse momento todos os participantes se uniram num grande coral e cantaram lindas músicas cristãs, com as luzes dos celulares acessas. Emoção, contrição tomaram conta de cada participante. Logo em seguida Maurício Lima proferiu uma oração de despedida e todos saíram com um espírito de gratidão e consagração a Deus indescritível.

 
Ruth Albuquerque/ARS

domingo, agosto 21, 2011

Entrevista da Wasthi na Novo Tempo

A Igreja dos Meus Sonhos...


1. É Hospitaleira - "Não vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela, alguns não o sabendo, hospedaram anjos". Hebreus 13:2

2. Fala a verdade - "Estas são as coisas que deveis fazer: Falai a verdade cada um com o seu próximo; executai juízo de verdade e de paz nas vossas portas." Zacarias 8:16

3. É Unida - "Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer." I Coríntios 1:10

4. É Missionária - "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura." Marcos 16:15

5. É Progressista - "E os anciãos dos judeus iam edificando e prosperando pela profecia do profeta Ageu, e de Zacarias, filho de Ido. E edificaram e terminaram a obra conforme ao mandado do Deus de Israel, e conforme ao decreto de Ciro e Dario, e de Artaxerxes, rei da Pérsia." Esdras 6:14

6. Prioriza o seu interior e não o exerior - "Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia." II Coríntios 4:16

7. É Fiel - "Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida."Apocalipse 2:10 (u.p)

8. É Reverente - "Por isso, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e piedade." Hebreus 12:28

9. É Alegre - "Gloriai-vos no seu santo nome; alegre-se o coração daqueles que buscam ao SENHOR." Salmo 105:3

10. É respeitada pelo que vive - "Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros." João 13:35 "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." Filipenses 4:8
 
Site: PortalAdvento.com

Cinema: Por que não ir?

Há alguns anos atrás o cinema era rotulado como um local onde os namorados gostavam de se encontrar para trocar carícias. O ambiente escuro e confortável era ideal para servir de “namoródromo”. Você já deve ter ouvido falar sobre os “lanterninhas” que ficavam a procura desses casais apaixonados.

Hoje o cinema é visto de uma forma mais abrangente, como mais uma opção de lazer da cidade moderna onde não somente namorados freqüentam, mas famílias, crianças, etc.

Como jovem adventista sempre aprendi que ir ao cinema era desaconselhável. Os argumentos usados eram fundamentados em questões sócio-culturais e até tecnológicas, como pretendo mostrar adiante. Esse artigo tem por objetivo refletir em alguns pontos sobre a presença de um cristão no cinema e prover argumentação bíblica para a questão, ajudando aos líderes a explicar os motivos que levam a nossa igreja a desaconselhar a freqüência neste local.

Argumentos Comumente Usados Contra a Freqüência ao Cinema:

1- Argumentação acerca do local:

Este argumento afirma que o local é pecaminoso, conseqüentemente inadequado para um cristão. O espaço físico do cinema em si não é o problema, pois tal espaço é amplamente usado nos dias de hoje para finalidades sacras e educativas, como cultos, congressos, encontros, palestras, etc. É um ambiente agradável, confortável e limpo. É válido lembrar que muitas denominações estão comprando o espaço físico do cinema e transformando em igrejas, por causa de sua infra-estrutura.

Desta forma, falar que o ambiente físico do cinema é o problema não faz muito sentido, uma vez que ele pode ser usado para finalidades educativas e religiosas. O que determina se um local é pecaminoso não é seu nome, mas sua finalidade.

2- Argumentação acerca do ambiente e a tecnologia:

 A afirmação de que o ambiente é escuro e a atenção é direcionada somente ao telão. Essa mesma técnica é usada na igreja para exibir um filme bíblico, uma projeção, etc. Com o desenvolvimento tecnológico, muitos lares já dispõem de projetores de vídeos, grandes telas de led, LCD ou plasma, sistemas de áudio profissionais (semelhante ao do cinema - Home Theatre Systems) tornando um cômodo da casa em um pequeno “cinema”. Dessa forma, não é o meio de comunicação áudio-visual, o tipo de aparelho de projeção ou a iluminação que torna o ambiente pecaminoso, mas o conteúdo que será exibido.

Por que exibir o filme de Moisés num projetor e com as luzes apagadas num local que esteja escrito IGREJA é lícito, mas o mesmo filme exibido da mesma forma em outro local escrito CINEMA é errado? Foi divulgado na Revista Veja (abril, 2004) que muitas igrejas alugaram cinemas para que seus membros assistissem ao filme “A Paixão de Cristo”, mostrando que até o público pode ser o mesmo nos dois locais: igreja e cinema.

É dito ainda que em casa você pode desligar o aparelho de televisão, se a cena ou o filme é impróprio. Mas uma pessoa está proibida de sair do cinema se não estiver satisfeita com o filme?

3- Argumentação acerca do filme em exibição:

Os filmes são inapropriados para um cristão.Sobre a qualidade do filme a ser exibido, é verdade que a maioria dos filmes não são indicados para cristãos.

Por outro lado, há filmes bons e inspiradores, religiosos ou não. Sendo assim, não é o filme em si mesmo o pecado, mas a sua mensagem, sua moralidade e seus objetivos. Lembrando mais uma vez que a maioria dos filmes são inapropriados, pois são imorais, infundados, irreais, espiritualistas, violentos e ateus. Sendo assim, esse argumento não consegue, da mesma forma, desaconselhar a freqüência ao cinema.

Diante dos comentários acima, como explicar para um cristão que o Cinema é desaconselhável? Como argumentar com os jovens que são bombardeados e influenciados por uma sociedade liberal e possuem informações semelhantes às citadas acima para freqüentarem livremente o Cinema?

Por que não ir ao cinema?

1. Temos orientação profética.

"O único caminho seguro é abster-nos de ir ao teatro [cinema], ao circo e a qualquer lugar de diversão duvidosa". Mensagens aos Jovens, 380. Acréscimo nosso.

Cinema é um teatro filmado e editado, mas o princípio não muda. Deus revelou que esses são lugares de diversão duvidosa. Note que o circo é citado e eu poderia citar outros lugares de diversão duvidosa como: boates, danceterias, bares, shows, estádios, touradas, rodeios, rinhas, etc.

2. É norma da igreja.

No voto batismal o cinema é citado como um lugar desaconselhável para o candidato ao batismo. A Bíblia é clara em nos orientar a seguir e obedecer as autoridades constituídas e creio que a igreja é uma das principais autoridades divinas aqui na terra. Prefiro seguir sua orientação do que me rebelar e correr o risco de está desobedecendo a Deus. Pastores líderes jovens também nos orientam assim e como são ungidos do Senhor devemos respeitá-los.

3. A maioria dos filmes são inapropriados.

Pense bem nos últimos filmes exibidos no cinema, que proveito eles têm?

Faça o teste bíblico e pergunte se este filme segue a seguinte recomendação de Deus:

"Tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." Filip. 4:8.

4. Não devo ser causa de tropeço para meu irmão.

“Não vos torneis causa de tropeço nem para os judeus, nem para os gentios, nem tampouco para a igreja de Deus, assim como também eu procuro, em tudo, ser agradável a todos, não buscando o meu próprio interesse, mas o de muitos, para que sejam salvos” (ICor. 10:32 e 33).

Por que vou usar minha liberdade para escandalizar meus irmão fazendo o que a igreja desaconselha?

“Vede, porém, que esta vossa liberdade não venha, de algum modo, a ser tropeço para os fracos” (ICor. 8:9).

Conclusão:

Diante desses argumentos creio que devemos respeitar essa norma de nossa igreja tendo a certeza que estamos agradando a Deus. Hoje podemos assistir bons filmes em nossa casa, não temos a necessidade de ir ao cinema.

Cuidado para não ser viciado em filmes (quem não passa uma semana sem assistir um) e não use cópias piratas por que além de crime você está roubando.

                          
Um abraço.

PR. YURI RAVEM
Mestre em teologia e pastor da Igreja Adventista.
Casado com Andressa, mestre em educação.
Editor Associado do Blog Nisto Cremos

quinta-feira, agosto 18, 2011

Festa Espiritual!


É com muita alegria que mais uma jovem retorna aos braços do Pai! E certamente o céu está em festa!
  
Por decisão própria, Viviane pediu seu desligamento da igreja para resolver algumas questões pessoais... Mas para honra e glória do Senhor Deus, o Espirito Santo não a deixou sossegada e ela enfim resolveu voltar!
  
Amigos da Viviane
No último sábado, no Culto Jovem,Viviane se rebatizou e renovou seus votos de fidelidade e amor a Jesus!

Ela escolheu a IASD de Jardim Paulista para ser membro, porque  foi muito bem recebida e se sentiu amparada e que cada detalhe de como funciona a igreja é tratado com todo carinho e de forma muito especial! Não poderia ser diferente já que estamos falando de ADORAÇÃO!


Amigos, a forma como recebemos os amigos faz toda a diferença na hora de uma decisão tão importante! Seja diferente.. Faça a diferença!!!

Anciões de Jardim Paulista

Viviane seja bem-Vinda a sua igreja!